Links Interessantes

terça-feira, 24 de maio de 2011

História do Giro D'Itália



Giro D’Italia

Giro D’Italia, ou simplesmente  Giro,  para os íntimos, é considerada a segunda prova de ciclismo, mais importante do mundo. Foi inspirada no Tour de france, e seu objetivo no começo era aumentar a circulação do jornal   La Gazzetta dello Sport.
A primeira edição da prova, aconteceu em 1909, partindo de Milão. A prova teve  um percurso de 2.448 km , tendo 8 etapas, terminando novamente em Milão.
O líder da prova, no geral, veste a famosa e cobiçada maglia rosa, que tem essa cor devido á cor da impressão do jornal La Gazzetta dello Sport. O líder da prova no geral jovem veste a maglia bianca, para o jovem que se destacou na prova. O melhor escalador veste maglia verde e o líder na classificação por pontos veste a maglia ciclamio. Em algumas edições, foram usadas também a maglia nera, para o ultímo colocado e maglia azzurra, que era vestida pelo líder do intergiro, Gran combinata, um tipo de classificação especial da prova.

Os maiores vencedores da prova, com  cinco vitórias cada,  são:

-Alfredo Binda ( Italiano)
-Fausto Coppi ( Italiano)
-Eddy Merckx ( Belga).

Esse ano, a prova acontece no dia 7 de maio e termina no dia 29. São 21 etapas, percorrendo 3.524,5 Km. A primeira etapa começa em Torino, em homenagem aos 150 anos da unificação da Itália,Torino foi a primeira capital da Itália unificada.
São 1 etapa contra-relógio individual, 1 etapa de contra-relógio por equipes, 7 etapas planas, 1 etapa de estrada de gravilha, 4 etapas de montanhas médias, 6 etapas de montanhas .

Os favoritos a conquista da maglia rosa em 2011 são:

- Vicenzo Nibali
-Michele Scarponi
-Stefano Garzelli
-Domenico Pozzovivo
-Emanuele Sella
-Danilo Di Luca
-Alberto Contador
-Igor Antón
-Roman Kreuziguer
-Joaquín Rodrígues
-Denis Menchov
-Carlos Sastre

A principal ausência desse ano é Ivan Basso, que esta treinando para o Tour de France.

Principais equipes esse ano:

-Astana
-Saxo
-Geox
-Katusha
-Androni Gioccateli
-Liquigas.

Para quem já assistiu pela TV, a prova é demais, as paisagens da Itália ao fundo e ainda mais, os maiores ciclistas em uma prova alucinante. Agora, imagine isso tudo ao vivo. A realização de um sonho de muitos amantes do esporte .


Texto: debikeavidaanda


fonte: : www.magliarosa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário