USP (Universidade de São Paulo) abre nesta quarta-feira (4), às 12h, na Poli (Escola Politécnica) a fase de testes do "PedalUSP" – sistema de compartilhamento de bicicletas para alunos, professores e funcionários da USP na Cidade Universitária. O programa foi desenvolvido por ex-alunos de engenharia mecatrônica da universidade, com apoio institucional e financeiro da Cocesp (Coordenadoria do Campus da Capital).
Nesta fase de testes, que deve durar até novembro, o PedalUSP terá quatro bicicletas e duas
estações – nos prédios do Biênio (próximo aos anfiteatros) e da mecânica, naval e mecatrônica (entrada do prédio) da Poli. O sistema será composto de estações automáticas estrategicamente distribuídas pela Cidade Universitária com a função de armazenar as bicicletas e disponibilizá-las aos usuários a qualquer hora do dia.
o momento da primeira utilização, os usuários precisarão se cadastrar ao sistema na central de operações do PedalUSP usando seu cartão de identificação USP; também será necessário cadastrar uma senha pessoal. Quando o usuário for retirar uma bicicleta, sempre será necessária a utilização do cartão e da senha no terminal de atendimento da estação. O uso é gratuito, desde que a devolução da bicicleta seja feita em qualquer estação dentro do tempo permitido.
Segundo nota, a universidade espera que a tecnologia seja aprimorada e que o próximo passo do projeto possa ser implementado com 10 estações e 100 bicicletas. Para isso, o projeto necessita de parceiros e patrocínio.
Ideia
O PedalUSP foi concebido pelos engenheiros mecatrônicos Maurício Massao Soares Matsumoto e Mauricio Serrano Goy Villar. A ideia surgiu durante os dois anos de estudos nas École Centrale, na França, para a obtenção do duplo diploma em engenharia concedido pelo convênio firmado entre instituições francesas e a Poli. A observação dos sistemas franceses de compartilhamento de bicicleta (nas cidades de Paris, Marseille e Lyon) inspirou os então estudantes a desenvolverem seu próprio sistema.
O PedalUSP foi concebido pelos engenheiros mecatrônicos Maurício Massao Soares Matsumoto e Mauricio Serrano Goy Villar. A ideia surgiu durante os dois anos de estudos nas École Centrale, na França, para a obtenção do duplo diploma em engenharia concedido pelo convênio firmado entre instituições francesas e a Poli. A observação dos sistemas franceses de compartilhamento de bicicleta (nas cidades de Paris, Marseille e Lyon) inspirou os então estudantes a desenvolverem seu próprio sistema.
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