Links Interessantes

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Air Bag para Ciclistas



Para motociclistas é contra lei guiar sem capacete. Afinal, os acidentes de trânsito causam quedas que podem ser fatais sem a proteção do crânio e do pescoço. Logo, os ciclistas também deveriam tomar certas precauções nas ruas. Mas a maioria das pessoas que anda debicicleta ignora a necessidade da proteção, ou não quer estragar o penteado usando um capacete.
Pensando nesse público que fica muito exposto no trânsito, duas estudantes de desenho industrial da Universidade Técnica de Lunds, na Suécia, passaram mais de seis anos desenvolvendo um airbag para substituir o tradicional capacete. O dispositivo é acionado quando o ciclista sofre um impacto, fora isso, a proteção passa despercebida. Como pode ser observado na foto, a invenção sueca é como um cachecol ou uma gola alta colocada ao redor do pescoço.
O airbag é inflado por um cilindro de gás hélio, e permanece protegendo o crânio e o pescoço do ciclista por vários segundos depois do impacto. Ele é ativado 0,1 segundo depois da colisão. Para os fashionistas de plantão, as cores do Hwding podem ser personalizadas. E ainda é possível disfarçá-lo com lenços. É uma forma estilosa de se proteger.O capacete recebeu o nome de Hwding, e possui uma tecnologia que consegue diferenciar um movimento estranho de uma colisão, evitando que seja ativado desnecessariamente. Além disso, possui uma pequena bateria, que pode ser carregada por USB.
A novidade estará à venda em breve na Europa por cerca de 260 libras. Como o airbag só pode ser ativado uma vez, caso isso aconteça você vai precisar de outro. Pensando nisso, a empresa fabricante, Hövding, anunciou que os clientes podem conseguir um desconto na troca por um novo. Assista ao vídeo acima e veja como funciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário